Quem se importa? Quem escuta? Quem lê?

domingo, 20 de abril de 2008

De trovador, a poeta, cantor multifacetado, politicamente incorrecto, ícone musical, porta voz da sua geração... Bob Dylan encarnou verdadeiramente diversas personagens ao longo da sua carreira, destacando-se na arrebatadora década de 60.
É difícil, senão impossível entrar numa sala de cinema e assistir a "I’m Not There" sem nunca sequer ter ouvido falar de Bob Dylan - da sua importância no panorama musical norte-americano. O filme do realizador Todd Haynes (Velvet Goldmine) deixa uma pergunta permanente Quem é Bob Dylan? - e se pensam que alguma vez terão resposta, desenganem-se pois os seis actores que interpretaram esta enigmática personagem, asseguram apenas a sua complexidade. São interpretações bem distintas, sendo que cada um deles é detentor de uma parte de Dylan e todos se complementam... são eles: Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger, Richard Gere, Marcus Carl Francklin e Ben Whishaw.



Não resisto a fazer um comentário à fabulosa interpretação de Cate Blanchett. A actriz que foi finalmente reconhecida no papel de Katharine Hepburn ("O Aviador" de Martin Scorsese) que lhe valeu o Óscar de melhor a actriz secundária em 2004.
Para começar Blanchett é mesmo denominada de Bob Dylan - e das seis interpretações é a que melhor se assemelha ao cantor. Representa alguns episódios verídicos da sua carreira, encarnando de uma forma espantosa os maneirismos desta controversa figura do folk.

Sem comentários: